Dor de Dente! O que pode ser?
- Dr.Leandro Diniz Carvalho
- 17 de ago. de 2017
- 1 min de leitura

Muitas vezes, ao tomar ou comer algum alimento frio, quente ou doce, você poderá sentir dor nos dentes podendo desaparecer rapidamente ou permanecer por algum tempo.
O dente é um órgão altamente vascularizado e enervado que, ao menor sinal, responde em forma de dor. Esta resposta é muito importante para que o dentista possa identificar o problema que pode ser desde uma pulpite aguda (inicial) ou uma doença mais avançada como uma pulpite crônica, ou até mesmo um abscesso, por exemplo.
As bactérias presentes no meio bucal infiltram-se através da polpa e chegam nos canais radiculares infectando e causando uma inflamação (pulpite aguda) , o que ocasiona a dor, com o tempo esta pulpite se torna crônica e leva a necrose (morte) desta polpa.
O endodontista é o profissional qualificado para o tratamento das enfermidades da polpa dos dentes. O objetivo do endodontista é salvar o órgão dentário, evitando assim a exodontia (extração dentária).
As tecnologias disponíveis para o tratamento dos canais radiculares estão bem avançadas, o que diminuem o tempo de permanência na cadeira do dentista e diminuem os incômodos do pós-operatório. As limas rotatórias ou reciprocantes estão cada vez mais sendo utilizadas pelos dentistas e pelas universidades nos cursos de graduação, facilitando este tratamento dentário.
Visite seu dentista regularmente, pois a prevenção ainda é a melhor forma de evitar as doenças bucais.
Dr. Leandro Diniz Carvalho
Cirurgião-dentista
Cel. (17) 99672-4030